Financiamento – o que é e como funciona?

Compartilhe:

Financiamento é uma dívida feita entre o comprador e o banco, ou a financeira, na hora de comprar algum bem. Vale mais apena do que o empréstimo nessas situações, pois os juros tendem a ser menores.

O financiamento é comum e bastante utilizado na compra de veículos ou imóveis, e a cobrança costuma ser feita no boleto bancário, débito automático e cartão de crédito.

Como funcionam os financiamentos?

O financiamento de veículos conta com dois tipos de acordos: o leasing e o CDC (Crédito Direto ao Consumidor). O leasing não permite que o veículo fique no nome do comprador até o financiamento ser quitado. E o CDC gera um contrato de pagamento deixando o veículo no nome do comprador logo no início.

Já o financiamento de imóveis pode ser concedido para bancos públicos ou privados, ele libera o crédito mas tende a fazer uma análise de crédito mais rigorosa e burocrática, dependendo da situação.

Existe também o financiamento estudantil, onde é possível adquirir um crédito exclusivo para os estudos através de bancos públicos ou privados!

Qual o melhor financiamento pra mim?

Existem muitos outros tipos de financiamentos, para pessoas físicas e jurídicas! Se informe qual o melhor para a sua situação, veja se vale a pena e não perca tempo.